quarta-feira, 15 de abril de 2009

Abaixo ao Photoshop


Sophie Marceau


Eva Herzigova


Monica Belluci


Fotos: Elle Francesa


Tudo bem que é sempre válido um retoque aqui, uma corrigida de cores e luzes ali, quando se trabalha com edição de imagens, principalmente para capas de revistas e propaganda. Afinal, o produto tem, em primeiro lugar, que estar visualmente bem apresentável.
Mas tudo tem um limite.
Ultimamente, os editores de imagem distorcem e retorcem a imagem das modelos e celebridades de uma forma tal que, nós, pobres mortais, ou acreditamos desesperadamente que aquilo não é uma ilusão de ótica e que fulana é MARAVILHOSA, ou então ficamos descrentes, pois aquela beleza apresentada na imagem simplesmente não existe.
Com o Photoshop é possível emagrecer, eliminar rugas, clarear manchas, aumentar os seios, mudar o formato dos olhos, mudar a cor de cabelo, acrescentar um "esmalte" nas unhas.. Ou seja: cria-se uma nova mulher.
Numa indústria onde a busca da perfeição atrai uma legião de seguidoras, esse modelo eletrônico acaba significando o impossível, na prática. Mas, que ajuda a movimentar milhões e milhões na indústria da beleza.
Pensando nisso, a Elle francesa colocou na capa de sua mais recente edição, três mulheres lindas e maravilhosas, que passaram dos 40, sem maquiagem e sem photoshop:
Monica Belluci, Eva Herzigova e Sophie Marceau.
Ok, não exatamente sem maquiagem, pois, justo na França, onde as mulheres só tiram sua maquiagem para dormir, seria tão inacreditável quanto afirmar que Madonna nunca utilizou photoshop em suas imagens.
Nessas fotos, as três estão sim com maquiagem. Mas aquela mais natural, aquela que deveríamos usar no dia-a-dia.
Mas, uma coisa é certa: as três abriram mão do Photoshop e apareceram assim - LINDAS - com suas ruguinhas e suas marcas de expressão.
Esta sim, é uma beleza que merece ser admirada.

Nenhum comentário: