sábado, 11 de abril de 2009

Dica de Livro



Fotos: Divulgação

A Elegãncia e os Segredos da Mulher Francesa: dois batons e um amante
(Helena Frith Powell)

Quinta feira, estava passeando e tomando um café e comendo uns macarons, por volta da meia noite, na Livraria Letras e Expressões (Leblon) com meu marido, e dei de cara com esse livro na entrada.
Como ando numa absoluta nostalgia com relação a Paris, peguei para olhá-lo na café da livraria, juntamente com a nova edição da L´Officel (que vem um esmalte da coleção Reinaldo Lourenço de 2009).
A princípio, achei o nome familiar, mas pensava que estava ainda na memória com outros livros (Mulheres Francesas Não Engordam e Os Segredos das Mulheres Francesas, ambos de Mireille Guiliano), mas depois lembrei de onde tinha lido sobre ele: no It Girls!!!!
O resumo do livro é esse: uma jornalista inglesa, gravida de seu segundo filho, chega a França para morar com o marido e a filha mais velha. Lá, ela relembra de um fato de sua infância: encantada com a quantidade de cremes que a manate de seu pai tinha no banheiro, ela escuta que só precisaria de duas coisas: dois batons e um amante.
Trazendo a lembrança para o presente, ela passa a notar o estilo de vida peculiar das francesas: o máximo de elegância com, aparentemente, o mínimo de esforço. fazendo um paralelo da mulher inglesa (que bebe até ficar bêbada, fala palavrões em alto e bom som) e da francesa (bebe socialmente e fala pouco e polidamente), ela passa a ver que precisa se entrosar no círculo das francesas, aprendendo a agir como elas, a viver como elas.
A partir de uma série de entrevistas com mulheres importantes da França, a autora passa a desvendar os mistérios das francesas, bem como seus pequenos segredos.
Eu o li em um dia!!! Como dia minha mãe: numa tacada só!!!
O livro é bem simples. Não é difícil de compreendê-lo, e proporciona uma leitura leve e agradável. Não sei se aprendi muito mais do que com os livros da Mireille (que adoro!!!), mas deu para fazer um resumo básico dos "famosos" segredos:
- sempre saia de casa combinando lingerie e vista-a para você, em primeiro lugar;
- mantenha-se arrumada, mesmo em momentos de relax total;
- limpe, tonifique e hidrate a pele todos os dias;
- mexa-se! mesmo que seja sentada (aí, vocês vão precisar ler o livro para saber);
- viva como se tivesse um amante. Segundo a autora, a auto-estima sobe inexplicavelmente;
- como alimentos saudáveis;
- beba moderadamente;
- use a maquiagem a seu favor;
- invista em roupas boas, de qualidade e que lhe favoreçam. O mesmo vale para os acessórios. Não gaste dinheiro com modismos;
- cuide de si.

Se fosse para dar uma nota de 0 a 10, daria nota 7!!!



PS: Não deixem de ler também
Mulheres Francesas Não Engordam e Os Segredos das Mulheres Francesas, ambos de Mireille Guiliano.


Nenhum comentário: